Atrasados vão para a dívida ativa a partir de setembro

 

Já não bastasse a pandemia e a falta de trabalhos que atingiu as mais diferentes classes de trabalhadores e empreendedores no país, os Microempreendedores Individuais (MEI) que estão com seus impostos atrasados, receberam uma má notícia. É que a Receita Federal deu até a próxima terça-feira (31), para que possam regularizar suas dívidas. A partir de setembro, os débitos não regularizados serão inscritos em dívida ativa. Essa dívida será cobrada na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

 

Mas... para aqueles que já começaram a faturar com o retorno gradativo das atividades, ainda há uma chance de regularizar a situação, utilizando o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), pagando à vista ou parcelando. As duas formas de pagamento podem ser feitas diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.

 A Receita explica que, ao regularizar a situação até 31 de agosto, o MEI evitará a cobrança judicial da dívida inscrita.