Fogo consome mata no bairro tropical desde a noite dessa quinta(16)


Bombeiros em Itaúna não tinha efetivo para atendimento


Por volta das 18:30 da noite dessa quinta feira dia 16, o fogo tomou conta de uma extensa área localizada no bairro tropical em Itaúna. As chamas começaram a “lamber” a vegetação seca e os pequenos arbustos do local subindo a colina. Várias casas que ficam nas proximidades ficaram ameaçadas, com alguns moradores fazendo uso de baldes d`água e vassouras como abafadores para tentar impedir que as chamas atingissem suas residências. Os bombeiros foram acionados por uma serie deles, mas não compareceram ao local. A coordenadora da Defesa Civil em Itaúna Márcia Moreira tomou conhecimento do fato ao acompanhar uma Live feita pelo jornalismo da WebTv Rádio Sol de Itaúna e entrou em contato conosco informando que ela própria entrou em contato com a corporação, sendo informada que não havia efetivo para debelar as chamas. Mais cedo os bombeiros já estavam empenhados em combater outro grande foco de incêndio que atingia a região do bairro Jadir Marinho que também levava perigo à região. No tropical um brigadista voluntário chegou ao local e munido de apenas uma bomba costal, entrou mato a dentro a fim de tentar debelar as chamas, mas a intensidade do fogo e a extensão do incêndio eram grandes para que ele sozinho conseguisse algum sucesso. 


Incêndios em Minas 


As matas de Minas ardem em chamas. O longo período de estiagem vivido pelos mineiros neste ano, coloca o Estado em alerta – Minas já soma mais de 19 mil ocorrências de incêndio. O número já se aproxima dos registros do ano anterior - cerca de 20 mil.

Nos primeiros 15 dias deste mês, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências de 2.099 incêndios florestais – média de 140 por dia. 


Crime


O incêndio florestal é crime ambiental previsto no Artigo 41 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e está sujeito a pena de reclusão de dois anos a quatro anos, e multa. Segundo o tenente Aihara, grande parte dos incêndios florestais - em torno 98%, decorrem de causa humana.


Denuncie


Em caso de queimadas, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Polícia Civil, pelo 181.