O IPVA vai ficar mais caro no país em 2022, muitos deverão pagar mais do que já pagaram este ano




O preço dos carros no país não para de aumentar, a desvalorização do real que tornou os componentes importados mais caros, o aumento do preço de matérias-primas, são os principais motivos que levaram a esse aumento.



Além dos pontos citados, devido ao período de pandemia, temos como consequência aquela famosa lei de oferta e demanda, onde, com a menor oferta de carros zero quilometro e a grande demanda retraída, maiores são os preços dos veículos no país.


Através dessa demanda retraída, o impacto também atingiu o cenário de seminovos, tendo em vista que, com a queda na oferta de zero quilometro, a busca por seminovos se intensificaram, resumindo em uma alta exorbitante, de carros novos e seminovos.


Assim, como consequência dessa alta, os brasileiros devem se preparar para uma alta também no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano que vem.


IPVA mais caro em 2022


Conforme dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como FIPE, somente entre os meses de fevereiro de 2020 e julho deste ano, o preço dos veículos zero-quilômetro tiveram uma alta de 19,9%. No caso dos seminovos, independente do ano e modelo, a alta no mesmo período chegou a 24,4%.


Assim, como consequência na alta dos preços dos carros, o IPVA ficará bem salgado no ano que vem. A título de informação o valor médio cobrado pelo imposto é de 4% do valor do veículo segundo a tabela Fipe, no entanto, há estados que cobram entre 2% e 3,75%.



Assim, com demasiada alta nos preços dos carros, os motoristas deverão desembolsar mais dinheiro para pagar o IPVA em 2022 do que gastaram para pagar este ano, já que o valor dos carros só tem aumentado. Então a recomendação que fica é, prepare o seu bolso!


fonte: Ricardo Junior - Jornal Contábil