Iniciativa da Mineração Usiminas promove diálogo com foco no protagonismo local


Ouvir as histórias das comunidades e contribuir para o desenvolvimento social delas, por meio das artes e da cultura. Essa é a proposta do projeto Comunidade Parceira, iniciativa da Mineração Usiminas e do Instituto Usiminas realizada em Itatiaiuçu, nas localidades de Curtume e Samambaia.


A primeira etapa do projeto foi nos dias 2 e 3 de outubro com a realização de conversas com moradores para ouvir as histórias da comunidade.  Os depoimentos vão contribuir para o Mapa Afetivo, um instrumento para simplificar a percepção da população em relação ao território onde vivem e, com base nisso, identificar potencialidades locais. A próxima etapa do Comunidade Parceira será definida após esse mapeamento das demandas das comunidades.


Além do diálogo com os moradores, foi promovido um encontro para os moradores com atrações artísticas e culturais: no sábado (2), no sítio de Warlley Eustáquio de Sousa, em Samambaia; e no domingo (3), no Salão Comunitário, ao lado da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no Curtume. Espetáculos teatrais, oficinas, rodas de conversa e cama elástica fizeram parte da programação, que reuniu cerca de 50 pessoas em cada comunidade.  Crianças, adultos e idosos participaram das atrações.


Relacionamento


O projeto está sendo realizado também nas cidades de Ipatinga (MG) e Cubatão (SP), em bairros previamente selecionados. A proposta está alinhada à estratégia de sustentabilidade e relacionamento com as comunidades das empresas Usiminas. Além disso, a implementação do projeto responde a alguns anseios das comunidades identificados em pesquisa realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. O Comunidade Parceira está alinhado, de forma prática, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas comunidades em que serão implantados em vários eixos como: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, entre outros.

Mineração Usiminas