Apesar da decisão da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, de autorizar a Secretaria Estadual de Educação de efetivar a partir do dia 3/11, o retorno às aulas presenciais nas redes públicas e privadas de ensino em todo o Estado de Minas Gerais em decisão tomada junto ao Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), a autonomia dos municípios ainda deverá ser respeitada no tocante à segurança avaliada em cada um deles pelos seus respectivos prefeitos. A autonomia foi garantida ao município pelo STF, podendo cada gestor municipal avaliar o quadro de contaminação e internação em sua cidade e determinar o retorno presencial geral ou a manutenção do sistema remoto, tanto na rede publica municipal quanto estadual da cidade sob sua administração.

Em Itaúna, as escolas estaduais já estão trabalhando em sistema hibrido, ou seja, com semanas alternadas entre alunos presenciais e remotos, o mesmo acontecendo com as escolas municipais.

O jornalismo da WEBTV RÁDIO SOL, obteve de uma fonte a informação de que os profissionais da educação municipal já foram informados que as aulas permanecerão no sistema de rodizio, presencial/remoto até o fim do ano. Nessa quarta-feira (27) a administração municipal publicou um Post nas redes sociais, informando que a Prefeitura Municipal de Itaúna, realizou nova reunião do comitê especial de acompanhamento dos impactos da Covid-19 sobre a educação, composto por profissionais da Saúde e da Educação do município e que ficou definida a flexibilização do distanciamento dos alunos de 1,5m para 90cm. Decisão baseada nas ações de flexibilização do Estado, decisão que será publicada no Jornal Oficial do Município desta sexta-feira (29), as novas medidas passam a ter efeito a partir do dia 03 de novembro.

A WEBTV RÁDIO SOL, entrou em contato na manhã desta quinta-feira(28) com o Secretário de Educação  Wesley Lopes, para mais informações sobre as novas medidas adotadas, apesar de não ter podido nos atender para mais detalhes, (estava entrando para uma reunião) nos  adiantou que a decisão foi do Comitê Especial de acompanhamento dos impactos da Covid-19 e que o momento é sim de muita cautela para a retomada das aulas presenciais. Wesley ficou de nos fornecer outros esclarecimentos no decorrer do desta quinta-feira.