COMERCIANTES E FUNCIONÁRIOS DE ITAÚNA COMEÇAM A TER PROBLEMAS COM A EXIGÊNCIA DE MÁSCARA
Já está se tornando uma rotina em Itaúna vermos comerciantes e seus funcionários a ter problemas com a exigência do uso de máscaras dentro dos estabelecimentos comerciais.
O número crescente de casos por todo o mundo, vem fazendo com que as autoridades de saúde reforcem as medidas e protocolos de higiene como o uso do álcool em gel ou líquido e o uso obrigatório de máscaras dentro dos estabelecimentos comerciais.
Mas muitas pessoas, por iniciativa própria, talvez amparadas nas doses de vacina já tomadas, insistem em transgredir as regras e relegam o uso das máscaras. Na manhã desta segunda-feira (31) uma cliente entrou em uma padaria no centro da cidade sem o acessório no rosto e foi solicitada por uma das atendentes do estabelecimento a colocar a máscara. A reação foi negativa por parte da cliente que permaneceu sem a proteção, não gostando de ser advertida. Alguns clientes chegam a ser ofensivos com os funcionários, já havendo país afora até casos de agressão física, episódio ainda não registrado na cidade, pelo menos oficialmente.
Outros comerciantes alegam que a medida não está sendo cumprida por parte dos bares e restaurantes na cidade, questionando a diferença de comportamento neste setor do comércio em comparação com lojas e mercearias, já que raramente é possível ver uma pessoa usando a proteção, onde a regra tem exceção para os casos em que o indivíduo está comendo e bebendo. Mesmo dentro dos ônibus é possível encontrar algumas pessoas que entram no veículo com a máscara no rosto e depois de tomar assento, à abaixa na altura da boca, uso incorreto da proteção.
Em Itaúna os números são crescentes a cada dia, somente na última sexta-feira (28)a Secretaria de Saúde do município, contabilizou 788 novos registros, 447,86 na média móvel, o que significa dizer que nos últimos sete dias a soma de casos confirmados atinge 3.135,02 casos na cidade. O aumento de contaminados, já reflete nas ocupações de leitos do hospital Manoel Gonçalves, que também no último dia 28 informava ter 25 pacientes internados, destes 08 estão no CTI, que tem disponível 10 leitos CTI Covid e 17 pacientes na enfermaria. A Secretaria de Saúde tampouco o Hospital Manoel Gonçalves, informaram se dentre os hospitalizados há quem não tenha tomado a vacina ou esteja com as doses incompletas.
O exponencial aumento de casos, leva a tomada de restrições e cobrança por parte do setor de Saúde com necessidade do aumento das fiscalizações.
Negacionismo
Outro fator que vem refletindo na relação comerciantes x população, é a resistência por parte daqueles que não tomaram a vacina e se recusam a adotar as medidas preventivas como o uso de máscaras, sob alegação da ineficiência da vacina pois não impede a contaminação, acreditando muitos ser melhor se contaminar e adquirir imunidade natural, a ter que se submeter à vacinação.
Adiamento do ano letivo e passaporte para eventos
Outra consequência do aumento dos casos de Covid em Itaúna, foi a decisão da Secretaria de Saúde e Educação em adiar o início do ano letivo programado para o dia 7 de fevereiro, para o dia 14 deste mesmo mês oficializado no Decreto nº 7.705 visando ampliar até esta data a cobertura vacinal do público alvo, que são as crianças de 5 a 11 anos.
Os eventos, sejam eles públicos ou particulares, a partir de hoje dia 31 só poderão contar com presença daqueles que apresentem o passaporte Covid, seja o comprovante de imunização ou cartão de vacina ou via aplicativo conecte-SUS, esta medida não tem data para expirar.
Facebook: | |
Grupo Whatsapp: | |
You Tube: | |
Instagram: |