Devido aos inúmeros e recorrentes registros de ocorrências de agressões aos funcionários e na maioria das vezes aos médicos do Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves, a Direção Técnica, a Administração e Coordenação do Pronto Socorro se reuniram com o sub-comandante da Polícia Militar de Itaúna, Capitão Hélcio no sentido de traçar planos de ação para coibir esse tipo de situação que tem se tornado uma rotina de problemas e desgastes com os funcionários da instituição.
A Polícia Militar estará reforçando ainda mais o apoio no sentido de evitar situações mais delicadas e embaraçosas como os últimos episódios de agressões ocorridas no Pronto Socorro.
O Hospital Manoel Gonçalves diante das circunstâncias, solicita a população itaunense mais uma vez que priorize os atendimentos em Postos de Saúde, antes de vir ao Pronto Socorro, se cada cidadão itaunense tiver a consciência que é preciso procurar o Hospital somente em casos de urgência e emergência, isso evitará de forma pontual transtornos como esses, de demora no atendimento e aumento significativo no fluxo de pessoas para serem atendidas.
As agressões aos funcionários, tudo isso acaba com toda normalidade do atendimento do Pronto Socorro, o mesmo é prioritário conforme o protocolo de Manchester, esse é um método de triagem de pacientes que os separa levando em consideração a gravidade do seu quadro clínico. Situações de urgência ou emergência (risco de vida) são priorizadas. O Protocolo de Manchester funciona triando a situação de cada paciente, na qual a gravidade dos casos é classificada por cores. Os profissionais de saúde devem avaliar o quadro clínico do paciente e colocar uma pulseira com a cor correspondente.
Em tempo, consciência, bom senso e dar o bom exemplo são atitudes a serem seguidas por toda a comunidade itaunense e quando houver isso, tudo será diferente.


Fonte: Hospital Manoel Gonçalves