Valores em 2022 foram congelados, por isso o motorista deve notar um aumento maior que o habitual do imposto em 2023.


Nem só de Natal e Copa do Mundo se vive no final do ano. O consumidor também já começa a se preocupar com o pagamento dos impostos no começo de 2023. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) ainda não começou a emitir as guias do IPVA do próximo ano, mas o motorista pode esperar aumentos. Em 2022, o valor base do imposto foi congelado no Estado, devido à crise causada pela pandemia, e utilizou valores de 2020. Para 2023, ainda não existe nova lei que mantenha os valores congelados.

De acordo com a SEF/MG, a base de cálculo para o imposto é a cotação realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em setembro de cada ano. Comparando os valores da tabela Fipe em setembro de 2020 a setembro de 2022, a diferença no IPVA chega a ser de até 51,76%. 

Embora os valores oficiais ainda não tenham sido divulgados, é possível mensurar a alta considerando a alíquota de 4% em Minas. Com base nos preços dos modelos mais baratos dos carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre, a reportagem estimou possíveis aumentos para 2023.


Fonte: O Tempo