Realizado desde 2019, o programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas baseando-se no
sistema STEAM (é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para competir em uma pista de corrida em miniatura.
O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.
Aqui, não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.
Itaúna estará novamente em destaque numa competição nacional, na área de robótica. O projeto local dos estudantes, a startup denominada TurbOn Race, competirá numa corrida com outros concorrentes e dependendo da performance estarão classificados para uma disputa mundial da categoria.
O desafio de nível internacional envolve os alunos da Unidade Sesi Itauna, que serão avaliados valiados em critérios como gerenciamento,
engenharia, design, marketing e o envolvimento em uma ação social (o projeto social é realizado desde 2021 em parceria com o Projeto Vila, no bairro Vila Nazaré).
E como a TurbOn Race é um projeto que demanda grandes investimentos, os alunos precisam de patrocínio de empresas interessadas em apoiar esta
ação.
Ative o modo TurbonOn e acelerem os motores.
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @turbonrace ou e-mail contatoturbonrace@gmail.com.