O rádio ficou mais ao alcance do indivíduo do que da família, já que muitos modelos de aparelhos de telefonia celular – cerca de 78% – possuem um receptor de rádio integrado.
Legal
Em 2021, a Anatel publicou um ato que obriga todos os fabricantes de celulares a habilitar funções de recepção de rádio FM nos aparelhos comercializados no mercado brasileiro. Por outro lado, complementarmente, a internet trouxe também ao indivíduo o rádio via web, o chamado simulcasting, uma realidade que se consolida cada vez mais, ou seja, a mesma programação transmitida pela radiodifusora é também disponibilizada na internet. O levantamento feito pela Kantar revela que, entre os ouvintes, 29% consideram que a possibilidade de escutar rádio online mudou a forma que consomem o meio. O estudo aponta que o tempo médio diário dedicado é de 2h45 entre os ouvintes de rádio na web.
Instantaneidade
É uma característica inerente do rádio e importante, que fortalece o meio, sobretudo porque há momentos que exigem velocidade conjugada com informação confiável, certificada.
Inovação
O rádio mostra sua força como veículo de comunicação de massa que evolui e acompanha as novas tendências e tecnologias. Hoje, o rádio está não apenas nos aparelhos tradicionais ou na frota de carros, mas também nas mais variadas plataformas, exercendo sua missão de levar à população informação, serviços e entretenimento gratuitos, com eficiência e rapidez. O rádio continua presente em todos os momentos e vê a tecnologia como grande aliada na transformação que aconteceu e continua acontecendo ao longo das décadas.
Contribuição
Entre as missões da Abert está a defesa e o apoio ao setor de radiodifusão. De modo estratégico e por meio de nossas diretorias, a Abert atua e acompanha temas regulatórios, identifica as oportunidades oferecidas pelos avanços tecnológicos para que tanto o rádio como a TV alcancem modelos mais eficientes e inovadores, fortalecendo o meio e fornecendo conteúdo e serviços de alta qualidade e relevância.
FONTE: PROPMARK