Responsável pela investigação de crimes de violência doméstica e familiar, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Juatuba, Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu, na tarde dessa terça-feira (24/10), a visita técnica do governador do Estado, Romeu Zema, acompanhado da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada-geral Letícia Gamboge, e do prefeito do município, Antônio Adônis Pereira.

Inaugurada em março deste ano por meio de parceria da PCMG com a Prefeitura de Juatuba, a unidade tem o propósito de realizar atendimento humanizado à vítima de violência, que busca a Deam para ter acesso aos serviços de polícia judiciária voltados à responsabilização do agressor. A equipe conta com policiais das carreiras de delegado, escrivão e investigador, incluindo servidoras mulheres.

Durante a visita, a delegada titular da unidade, Raquel Gontijo, ao lado da sua equipe, destacou a necessidade da instalação da especializada no município. “A demanda na cidade era muito grande, e as mulheres hoje procuram a nossa delegacia em busca de ajuda. Aqui, as mulheres podem solicitar medidas protetivas, fazemos guias de corpo de delito e acompanhamento de assistente social e psicóloga”, contou a policial.

Na oportunidade, o governador enalteceu a importância do local. “Realmente faz todo o sentido nós termos um atendimento diferenciado para as mulheres que são vítimas de violência, uma vez que nessas unidades existe um atendimento humanizado com profissionais que foram treinadas para isso. A delegacia resgata a dignidade das mulheres, e a unidade de Juatuba é exemplo para outras cidades seguirem porque o que nós queremos é reduzir a violência contra as mulheres”, destacou.

Pela PCMG, ainda participaram da visita a chefe adjunta da instituição, delegada-geral Rita Januzzi; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Júlio Wilke; o chefe do 2º Departamento em Contagem, delegado-geral César Augusto Monteiro Alves Junior; a delegada regional em Juatuba, Ana Paula Kich Gontijo.

Trabalho em rede

Como integrante da rede de proteção, a Deam ainda participa de diversas ações para divulgação dos trabalhos realizados pela Polícia Civil e de conscientização quanto à importância do combate aos crimes contra a mulher, como palestras em escolas e eventos voltados à população em geral.

A Deam em Juatuba está localizada na Rua Mário Teixeira, 450, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira. Após o expediente, as ocorrências são registradas no Plantão Digital, de Betim.

Prisão via Chame a Frida

Visando reforçar o enfrentamento da violência doméstica e familiar, foi implantado na Deam em Juatuba o projeto “Chame a Frida” - atendente virtual de atenção às vítimas via chatbot pelo WhatsApp [(31) 99296-1268]. A iniciativa já apresenta resultados práticos na cidade, como a prisão em flagrante de um suspeito de ameaça, de 25 anos, na última sexta-feira (20/10).

A equipe da Delegacia Especializada foi acionada por meio do aplicativo após a vítima solicitar atendimento emergencial. “Essa prisão reforça a eficiência nas divulgações do Chame a Frida e os intensos trabalhos de divulgação da Lei Maria da Penha”, pontua a delegada Raquel Gontijo. Após os procedimentos na unidade policial, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.

O projeto foi implantado no município há dois meses, durante a campanha de enfrentamento da violência doméstica e domiciliar contra a mulher, Agosto Lilás.

Fonte: PCMG

Deixe seu Comentário