A iniciativa tem patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Itatiaiuçu, da Totem e da Associação Escambo Cultural. Durante os 11 meses de capacitação, os participantes aprimoraram suas habilidades em áreas como Corte e Costura, Bonecos de Pano, Gastronomia Regional, Macramê, Trabalhos em Feltros e Tear Mineiro.

A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, explica que a narrativa da Sandra Salgueiro dialoga com o compromisso da companhia com o desenvolvimento comunitário. As atividades estimulam a economia criativa, promovem a autonomia profissional dos artesãos e cozinheiros, além de fortalecer a cultura local.

“Os cursos representam a convergência da arte e da culinária como instrumentos de expressão, terapia e sustento para as famílias. Iniciativas que refletem uma genuína preocupação com o bem-estar das pessoas estão alinhadas com o propósito da Mineração Usiminas de promover o desenvolvimento saudável das nossas comunidades.”

A parceria de sucesso entre a Mineração Usiminas e a Acirpa, iniciada em 2012 e que atualmente compõe a Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa, já beneficiou mais de 600 participantes. Vai além do desenvolvimento profissional, incorporando cuidados com a saúde mental e a promoção da inclusão.


Deixe seu Comentário