Na tarde desta terça-feira (11/03), a Câmara Municipal de Itaúna aprovou importantes projetos de lei que impactam a organização administrativa e os direitos da população. Dentre eles, destacou-se o Projeto de Lei Ordinária nº 25 de 2025, de autoria do vereador Israel Antônio Lúcio Neto, que altera a Lei nº 5.455/2019 e reforça o caráter cultural da Semana Municipal do Capoeirista.

A proposta busca evidenciar não apenas a prática esportiva da capoeira, mas também sua relevância histórica e cultural. Segundo o vereador, a alteração na legislação tem como objetivo enfatizar o aspecto cultural envolvido na capoeira, reconhecendo que sua prática vai além das regras esportivas, abrangendo um legado histórico de resistência e identidade cultural.

“A presente alteração tem por objetivo dar ênfase ao aspecto cultural que envolve a prática deste esporte, considerando que não se trata unicamente das regras deste esporte. Deve-se atentar para a história que envolve e que deu origem à criação e desenvolvimento da capoeira”, destacou o parlamentar.