Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada no Plenário da Câmara Municipal uma reunião da Comissão Especial instituída pela Portaria 25/2025, com a finalidade de apurar questões relacionadas ao abastecimento e àqualidade da água no município.
Estiveram presentes os vereadores Gustavo Dornas Barbosa (presidente da comissão), Leonardo Alves dos Santos e Aristides Ribeiro de Carvalho Filho (membros), além dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jacer Pereira Arcanjo (Desenhista Projetista) e Jordane Lima de Queiroz (Técnica em Saneamento).
Nessa reunião, os referidos servidores do SAAE, perguntados sobre o
funcionamento das ETCs (Estação de Tratamento de Esgoto Compacta). informaram que a eficiência das ETCs, podem chegar entre 70% a 75% na remoção de impurezas orgânicas, informou ainda que o índice de eficiência das ETCs, variam de acordo com a temperatura, humidade do ar, ocorrência de chuvas e outros fatores.
Informa ainda que as ETCs têm contribuído grandemente para a redução das doenças nas comunidades rurais, aumentando consideravelmente o IDH (Indice de desenvolvimento humano), do município.
A comissão perguntou ainda sobre a situação atual das ETCs. Em resposta, a senhora Jordane informou que o SAAE está contratando pela primeira vez, uma empresa especializada para avaliar a situação das ETCs, afim de apurar quais estações precisam de intervenção.
Questionados pela comissão sobre a reconstrução dos emissários de esgotos, o Sr. Jacer informou que os projetos foram executados e se encontram em fase decontratação das empresas para a realização das obras.
A manutenção das ETCs se mostra de grande importância para o município, uma vez que o produto residual tratado nas ETCs, desaguam em riachos e córregos do município, ressalta-se ainda que algumas unidades das ETCs desaguam em riachos que tem o seu curso ligado a barragem velha.
Fonte: Câmara Municipal de Itaúna