Termina a apuração do Censo 2022.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística finalizou esta fase e também a coleta de informações no domingo. Os resultados iniciais da pesquisa nacional devem ser anunciados no prazo de um mês.
O IBGE pretende divulgar entre 80% e 90% do Censo Demográfico até o fim de dezembro. O questionário é feito de dez em dez anos. A pesquisa em domicílio é a única que atinge todos os 5570 municípios do país. O Censo traça um panorama da população e das condições de moradia no Brasil. Os dados começaram a ser coletados em primeiro de agosto do ano passado.
O IBGE teve o apoio da tecnologia para garantir a qualidade da pesquisa e manter controle da operação online. Também promoveu campanhas para aumentar a participação dos brasileiros. Hoje o índice de pessoas que deixaram de responder está em 4,5% na média nacional.
Os recenseadores usaram equipamentos com imagens de alta resolução e chips que permitiram o monitoramento em tempo real. Os profissionais se beneficiaram de coordenadas geográficas de GPS. Assim, os analistas do Instituto puderam acompanhar todo o trajeto dos recenseadores, inclusive em áreas rurais e de florestas.
Fonte: Agência Radio 2 (Parceira)