A deputada Lohanna (PV), membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, votou a aprovação, em primeiro turno, do Projeto de Lei 822/2023, na manhã desta terça-feira (27/06). O PL concede recomposição salarial de 12,84% aos profissionais da educação básica.
Lohanna lembra que o reajuste faz uma adequação ao piso nacional da educação, que não tem sido pago pelo Governo Zema na forma integral. A deputada pontuou o sucateamento da educação no Brasil nos últimos anos e que hoje o país “tem muita coisa a melhorar, mas já podemos respirar”.
A parlamentar também destacou que a aprovação do reajuste foi fruto de muita luta do bloco de oposição “Democracia e Luta”, que chegou a obstruir a pauta para que o Projeto de Lei fosse enviado com urgência à Assembleia. “A gente obstruiu o plenário até que o governo enviasse a recomposição da Educação, então hoje é um dia muito feliz.
Mostra que a luta da oposição traz frutos, traz resultados palpáveis e práticos para todos os trabalhadores da educação”, destacou a deputada.
A deputada ainda pediu que o governo agilize o pagamento aos servidores da educação e que o órgão faça uma folha extra, para o mês de julho.
Da forma como foi aprovado, o PL 822/23 assegura o reajuste aos cargos de Educação Básica, aos de provimento em comissão de Diretor de Escola e Secretário de Escola, Vice-Diretor, Coordenador e Coordenador de Posto de Educação Continuada (Pecon). Além disso, o reajuste será concedido também aos servidores aposentados e aos pensionistas.
Fonte: Assessoria Deputada Lohanna França