Itaúna vive uma verdadeira efervescência cultural com as ações de contrapartida da Mostra da Diversidade acontecendo em diversos pontos da cidade até o dia 22 de fevereiro. A realização das ações, por artistas e grupos culturais de Itaúna, é a etapa que antecede o Festival Arte e Cultura que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no Teatro Sílvio de Mattos.
O Festival Arte e Cultura - Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da Ong Favela É Isso Aí e integra o programa Forma e Transforma. Tem patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação ArcelorMittal, Prefeitura de Itaúna (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução. A proposta do Festival é o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. A produção é da Nossa Senhora das Produções.
As ações de contrapartida do Festival Arte e Cultura - Mostra da Diversidade Cultural são todas gratuitas e englobam as categorias de Artes Cênicas, Música e Atividades Educativo-Culturais. Pessoas de todas as idades serão atendidas em diferentes locais da cidade.
Mostra da Diversidade Cultural e programa Forma e Transforma
A Mostra da Diversidade Cultural é um projeto iniciado em 2008 pelo Favela é Isso Aí que desde 2016 integra o Programa Forma e Transforma. De acordo com Luciana Macedo, Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, a parceria da empresa com a Mostra é mais uma das ações de incremento das artes e das capacidades nos territórios de atuação do grupo. Para ela, “através de projetos como este, que agora trazemos para Itaúna, temos realizado ações de fortalecimento das comunidades onde atuamos, de seus ativos humanos e culturais”.
Sobre Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre Nossa Senhora das Produções
Criada em 2009 a Nossa Senhora das Produções atua nas áreas de eventos, comunicação e design. Sua área de atuação abrange toda a cadeia produtiva: assessoria, planejamento, escrita, captação, produção, prestação e coordenação de eventos culturais, sociais, feiras, exposições e convenções.
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Festival Arte e Cultura - Mostra da Diversidade Cultural Itaúna
- Desenvolvimento da Ação de contrapartida pelos selecionados: De 22 de janeiro a 22 de fevereiro/2024 em diversos locais de Itaúna
- Realização da Mostra: 23, 24 e 25 de fevereiro /2024
- Mais informações e edital no site https://www.favelaeissoai.com.br/noticias/ e nas redes sociais @festival.artecultura e @mostradiversidademg
Acontecem, por exemplo, apresentações teatrais em escolas públicas, aulas de dança de diferentes estilos, oficina de criação de fantoches de meia e de técnicas teatrais para teatro de bonecos, aulas sobre música e de musicalidade com artistas e professores distintos, apresentações musicais variadas em diversos locais (entre eles os lares de idosos CRASI e Frederico Ozanan), oficina de produção de vídeos e muitas outras atividades. São 26 ações, desenvolvidas pelos grupos e artistas selecionados para o Festival, com foco na descentralização e democratização de acesso ao público.
Acompanhe as redes sociais @festival.artecultura e @mostradiversidademg e fique por dentro de todas as atividades que estão sendo desenvolvidas e também da programação completa do Festival.
Confira a lista dos selecionados em https://www.favelaeissoai.com.br/noticias/
Por: Helem Lara